Amílkar-U. Una travesía poética intermedial entre palabras, acciones e imágenes

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Juan José Cadavid-Ochoa https://orcid.org/0000-0002-4850-4596

Keywords

Resumo







Esta reflexão mostra como, desde os anos sessenta, Amílcar Osório produz uma prática artística em busca da desinstitucionalização da literatura e da arte, colocando seus objetivos estéticos não apenas nas letras como possibilidade narrativa, poética e visual, mas no uso do espaço. e de comportamentos sociais como recurso poético. Com isso, o autor consegue apagar as fronteiras entre literatura e artes visuais e instala a prática intermediária no contexto social a partir de estratégias conceituais a partir das quais ele conecta vida cotidiana, literatura, idéias como expressão artística, imagem e performance.





Downloads

Não há dados estatísticos.
Abstract 519 | PDF (Español) Downloads 443

Referências

Alvarado Tenorio, H. (2010). Amílkar-U (1940-1985). Revista Universidad de Antioquia, (299), 97-99. https://bit.ly/3iXxmgK

Bolling, J. B. (2016). Serial historiography: Literature, narrative history, and the anxiety of truth (Publicación N.º 10119917) [Tesis doctoral, Universidad de Carolina del Norte, Chapel Hill], ProQuest Dissertations Publishing.

Bourriaud, N. (2008). Estética relacional. Adriana Hidalgo.

Bourriaud, N. (2015). La exforma. Adriana Hidalgo.

Bustamante, V. (2005). Amílcar Osorio: los aguafuertes de la memoria. Arquitrave, (20), 2-4 https://bit.ly/32cg5dB

Cadavid Ochoa, J. J. (2017). Los estados fronterizos de un arte impuro. Revista Universidad de Antioquia, (327), 66-69. https://bit.ly/2Okp9F4

Cadavid Ochoa, J. J. (2018). “Una percepción imposible”. Nadaísmo, campo artístico, comportamientos conceptuales y societales. (Tesis doctoral, Universidad EAFIT).

Repositorio Institucional Universidad EAFIT. https://bit.ly/3iVm7pb

Camnitzer, L. (2009). Didáctica de la liberación: Arte conceptualista latinoamericano. Cendeac.

Castillo, O. (2005). Amílcar Osorio en el diván selecto. En Asedios - Nueve poetas colombianos & Crónicas (pp. 17-26). Los Lares Casa Editora.

Giraldo, E. (2010). Declaraciones históricas y figuras de autor en la negación de la belleza en el arte contemporáneo colombiano. Contra la belleza: una ruptura de palabra y omisión. Agenda Cultural Alma Máter, (169), 1-4. https://bit.ly/2AX5gRw

Giraldo, E. (2017). Amílcar Osorio, el arte total y los comportamientos de vanguardia. Revista Universidad de Antioquia, (327), 59-63. https://bit.ly/3eq5rma

Iovino, M. (2001). Bernardo Salcedo: el universo en caja. Banco de la República, Biblioteca Luis Ángel Arango.

Iser, W. (1987). El acto de leer: teoría del efecto estético. Taurus.

Jaramillo Escobar, J. (1985). Pasado por agua / Amílcar Osorio (1949-1985). Dominical, El Colombiano, p. 4.

Marchán Fiz, S. (2012). Del arte objetual al arte de concepto. Akal.

Mesa, B. (2016). Amílcar Osorio, en la hora cualquiera. En A. Toro (Ed.), Sentido implicado. Textos sobre poética y significación literaria (pp. 141-154). Fondo Editorial Universidad EAFIT.

Osorio, A. (1962). Manifiesto poético 1962: Explosiones radioactivas de la poesía nadaísta. Mito: Revista Bimestral de Cultura, 8(41-42), 257-260. https://bit.ly/38ROwHS

Osorio, A. (2015). Bodegón; Bodegón II. Arquitrave, (20), 5-6. https://bit.ly/32cg5dB

Restrepo, E. (2017). Amílcar. Revista Universidad de Antioquia, (327), 64-65. https://bit.ly/2WckyZW